agiotagemagiotagem   Agiotagem, irmã gêmea da extorsão.

   Eis que os príncipes de Israel, que estão em ti, cada um conforme o seu poder, se esforçam para derramarem sangue. No meio de ti desprezaram ao pai e à mãe; no meio de ti usaram de opressão para com o estrangeiro; no meio de ti foram injustos para com o órfão e a viúva. As minhas coisas santas desprezaste, e os meus sábados profanaste. Em ti se acham homens que caluniam para derramarem sangue; em ti há os que comem sobre os montes; e cometem perversidade no meio de ti. A vergonha do pai descobre em ti; no meio de ti humilham a que está impura, na sua separação. Um comete abominação com a mulher do seu próximo, outro contamina abominavelmente a sua nora, e outro humilha no meio de ti a sua irmã, filha de seu pai. Peitas se recebem no meio de ti para se derramar sangue; recebes juros e ganhos ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus. Eis que, portanto, bato as mãos contra o lucro desonesto que ganhaste, e por causa do sangue que houve no meio de ti.

Ezequiel 22 ; 6 a 13

   Agiota, segundo o dicionário é uma pessoa que empresta dinheiro com juros acima do mercado, segundo o artigo 4º da Lei 1.521/51 é uma pessoa criminosa que, se denunciada e condenada poderá ficar ate dois anos detido, fonte, e segundo o profeta Ezequiel é uma classe de pessoas que é comparada a outras tantas como descrito no capitulo 22 e que Deus também condena, ou seja, segundo a Bíblia, o agiota é colocado no mesmo balaio composto por homens assassinos, desprezíveis, opressores, injustos, profano, caluniadores, idolatras, perversos, abomináveis, avarentos, opressores e desonestos.

   Segundo estas informações, aqueles que praticam a agiotagem não passam de criminosos diante da lei humana e de seres desprezíveis diante de Deus, sabemos que a justiça humana dificilmente conseguirá punir um criminoso deste tipo, eis as razões.

 

   - Primeiro, porque as vitimas desta classe de gente não os denunciam por vergonha de se expor e principalmente por medo de perder a vida ou de alguém da família, pois todos sabem a fama que os agiotas têm quanto ao trato com as pessoas que não mais dão conta de saciar a fome desumana e cruel que eles têm por lucros injustos e criminosos.

   - Segundo, porque a justiça humana além de falha é manipulável pelas pessoas que podem pagá-la.

   Mas com Deus será diferente, pois a justiça divina não é falha, manipulável e tão pouco pode ser comprada. Estes criminosos desprezíveis fazem da vida de suas vitimas verdadeiros infernos, e como sabemos, Deus é justo e os retribuirão com o mesmo peso e a mesma medida, logo o futuro que resta para este câncer chamado agiota será o inferno.

 

extorsão extorsão    Logicamente não estou a julgar ou condenar estes seres desprezíveis, estou apenas demonstrando que aos olhos de Deus eles são do mesmo tipo de pessoas citada pelo profeta Ezequiel, e também porque, segundo o provérbio 28 ; 13 todo pecado é passível de perdão desde que ele seja confessado e abandonado. E ainda mais se o criminoso restituir a suas vitimas o produto da extorsão, assim como fez Zaqueu, perceba que Zaqueu não hesitou em devolver tudo a todos que ele antes havia defraudado e como sabemos todos os agiotas tem a lista das pessoas que eles roubaram e que também tem bens que podem ser vendidos e devolvidos as suas vitimas, não podemos pedir para que estes agiotas divida seus bens com os pobres e que restitua quatro vezes o que roubaram, mas ao menos devolver o mesmo que defraudaram e largar a vida de crime e pecado acho que eles conseguem. Zaqueu fez isto no passado ao se encontrar com Jesus, logo penso que nada impede de um agiota dos dias de hoje agir como Zaqueu, se ele se encontrar verdadeiramente com Jesus e também se estiver disposto a largar a vida criminosa, assim como fez Zaqueu.

   O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

Provérbios 28 ; 13

   Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico...... Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Lucas 19 ; 1 a 10

   Condenar a agiotagem praticada por ímpios se faz necessário, pois o fato deles ignorarem a existência de Deus não dá a eles o direito de se aproveitarem da fraqueza física e psicológica das pessoas para extorqui-las e cometerem toda sorte de crimes contra elas. Mas é mais triste e nojento saber que existem pessoas que se dizem cristãs e mesmo assim extorquem seus irmãos com esta prática desprezível, cruel, criminosa e desumana. Se uma pessoa é cristã e pratica este crime e acha que vai salvar sua alma apenas porque devolve o dizimo deste roubo, ele está enganado, pois em deuteronômio 23 ; 18 deus proíbe a entrega dos dízimos dos sodomitas e das prostitutas, e eu não sei em que se baseia um agiota esquentador de banco de igreja para achar que o fruto do pecado dele é melhor do que o dos homossexuais e das prostitutas.

   Pior ainda são os lideres que aceitam este tipo de gente e ainda recebe a oferta fruto desta forma de crime e pecado, estes homens deveriam mesmo era ensinar para os membros sobre este assunto ao invés de ficar de olho no fruto da usura.

   Abaixo a lista do profeta onde o Ezequiel identifica treze tipos de pessoas que Deus despreza, será que algum membro de igreja é tão trouxa ao ponto de achar que Deus irá salvá-lo e condenar os demais. Digo mais, se um agiota que não devolver o fruto do seu roubo para as pessoas que ele extorquiu o fim dele poderá ser o inferno com as demais classes citadas por Ezequiel 22 ; 6 a 12 e que enumero abaixo.

 

   - Assassinos,

   - Desprezíveis,

   - Opressores,

   - Injustos,

   - Profano,

   - Caluniadores,

   - Idolatras,

   - Perversos,

   - Abomináveis,

   - Agiotas,

   - Avarentos, 

   - Opressores,                                                          

   - Desonestos.

 

   O salmo 15 traz a seguinte pergunta, quem habitará  no monte santo, veja que a resposta traz uma lista de 12 tipos de pessoas que se enquadra no grupo e perceba que as que não empestam seu dinheiro a juros está inclusa, claro contrate com a lista de Ezequiel 22, vamos a lista. 

 

   - Aquele que anda irrepreensivelmente,

   - Pratica a justiça,

   - E do coração fala a verdade;

   - Que não difama com a sua língua,

   - Nem faz o mal ao seu próximo,

   - Nem contra ele aceita nenhuma afronta;

   - Aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado,

   - Mas que honra os que temem ao Senhor;

   - Aquele que, embora jure com dano seu, não muda; 

   - Que não empresta o seu dinheiro a juros, 

   - Nem recebe peitas contra o inocente. 

 

   Abaixo todo a salmo 15.

   

   Quem, Senhor, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte?

   Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado.

Salmos 15 ; 1 a 4

    É inquestionável que Deus despreza a primeira lista descrita em Ezequiel 22 e ama a lista descrita no salmo 15, então peçamos ao Espírito Santo para nos livrar da avareza e da ganância que conduz as pessoas a cometerem o crime e o pecado da agiotagem e que nos eduque a mente para desenvolvermos todas as qualidade descritas no salmo 15.

 

   Fiquem na paz..

 

   Edigar Caires Lima.